Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Municípios da região pedem providências ao governador Pimentel

Edição nº 1539 - 7 de Outubro de 2016

Um conjunto de 11 solicitações de “providências urgentes” faz parte do ofício encaminhado ao governador Fernando Pimentel, pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande”.
 Intitulado 'Carta dos Municípios da Amvale', o documento, assinado pelo presidente da entidade, prefeito de Campo Florido, Ademir de Mello e pelos prefeitos que compõem a associação, solicita apoio para a segurança pública da região. São reivindicadas desde a unificação das polícias Militar e Civil, bem como a ampliação do Programa Olho Vivo, até a ampliação e financiamento do Projeto de Patrulha Rural. 
“- Precisamos, urgentemente, encontrar medidas para amenizar os problemas vividos pela falta de segurança nas cidades que compõem a Amvale e que somam 410 mil habitantes, de economia alicerçada, principalmente, na agropecuária, contando porém com pouco mais de 500 policiais militares”, queixou o presidente.
De acordo com o documento, a proporção é baixíssima. “Isso significa um policial militar para cada grupo de 820 habitantes, na média, e de um PM para mais de 1 mil habitantes em algumas cidades, como Conceição das Alagoas, Santa Juliana e Sacramento”, enumera Ademir.
De acordo com o presidente, nem mesmo em seus lares os cidadãos da área da Amvale estão seguros.  “Antes pacífica, a região passou a conviver com a banalização do crime. Um cenário em que não se apura sequer 10% dos delitos violentos.  Os números falam por si. Nos seis primeiros meses deste ano foram registrados no conjunto de 14 municípios, 3,3 mil roubos consumados. Não se pode dizer que isso seja um número tolerável. E podemos afiançar que a situação não é ainda mais desesperadora graças à Polícia Militar, cujos homens tentam superar as próprias limitações logísticas e de efetivo”, afirma, finalizando:
“- E é nesse sentido que Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Comendador Gomes, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Veríssimo apelam à V. Ex.ª pelas providências listadas no anexo.”