Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Marcelino Marra: Não temos o direito de dar água a consumidores...

Edição nº 1464 - 08 Maio 2015

Publicamos na edição anterior, denuncia do morador do Quenta Sol, Abner Abneristóteles sobre a  cobrança da água no povoado sem o hidrômetro nas casas. “A partir do próximo dia 4 de maio, a água fornecida no bairro rural do Quenta Sol passará a ser tarifada pelo SAAE. Até a data de hoje, apenas 3 casas das mais de 60 do bairro estão hidrometradas, o que preocupa, pois segundo o SAAE, estando tudo certo, na próxima semana a rede 'velha' será desligada, e consequentemente as casas que não tem hidrômetro ficarão  sem água... 

 

A resposta do SAAE

Repondendo a emeio do ET, o secretário Marcelino Marra Batista esclarece o seguinte: “O Plano Municipal de Saneamento Básico em sua audiência em 2014, no Quenta Sol já informava sobre a hidrometração, fornecimento da forma continua e água de qualidade. O SAAE concluiu a construção de uma nova rede em PVC que substituirá a antiga de ferro fundido, que deixava percolar por ela partículas ferruginosas. Em duas reuniões da associação comunitária, nós informamos da hidrometração e, ainda, a Prefeitura, através da Superintendência de Obras, já fez o cadastro e identificação dos moradores em conjunto com o SAAE. 

Reafirmando a ligação de nova rede de distribuição no dia 4 de maio, legalmente, nós não temos o direito de dar água gratuita a  uns  consumidores e cobrar apenas de outros. Tanto o Ministério Público local, na pessoa do Dr. José do Egito e o Conselho Técnico de Regulação dos Serviços Municipais de Saneamento Básico – COMUSA, já nos cobrou um calendário de hidrometração que será feita em todos bairros rurais.

Nós tivemos e ainda temos nesta data, 28-4-2015, dificuldade na continuidade de abastecimento no bairro Quenta Sol, por diversos problemas entre os quais assoreamento de poço artesiano, redução do volume de água de mina, queima de bombas adutoras, queima de painéis eletrônicos. A hidrometração vai ocorrer e no momento de segurança hídrica de  abastecimento, a cobrança do volume consumido por usuário será uma consequência”.

Na tarde dessa quarta-feira 6, Abner Abneristóteles publicou no Jornal Ruralão a notícia da instalação de uma nova bomba no povoado:  “Na tarde desta quarta feira (06/05), a empresa Água Azul, contratada pelo SAAE, esteve no Quenta Sol instalando uma nova bomba para tentar de vez solucionar a falta de água no bairro. O SAAE pretende nos próximos dias desligar a rede velha, e quem ainda não comprou o hidrômetro poderá ficar sem água.”