Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lixo é retirado do lago de Jaguara

Edição n° 1276 - 23 Setembro 2011

O Dia Mundial da Limpeza de Rios, lagos e praias – Clean Up Day, é comemorado em todo o mundo no dia 18 de setembro. E em Sacramento, a data não passou em branco, graças à iniciativas do Parque Náutico de Jaguara, com o apoio de  equipes voluntárias vindas  de Ribeirão Preto e Franca, em parceria com a revista Trilha Verde e escolas de mergulho E-mergulho e Scubadive.  

A limpeza  começou às 10 horas e quase meia tonelada de lixo foi retirada do fundo do lago. A maioria do material recolhido por uma equipe de 12 mergulhadores era formada por metal e plástico. Materiais de difícil decomposição. 

 A retirada do lixo é uma ação de preservação do meio ambiente, mas também uma forma de atrair mais pessoas para o lago, notadamente mergulhadores. Com o rio limpo, na segunda feira, 19, foi realizado o peixamento pela CEMIG, quando  foram soltos aproximadamente 300 quilos de peixes de espécies nativas, entre eles, já em idade adulta, estavam Dourados, Pacu caranhas e Piracanjubas. 

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um programa internacional de Educação Ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta. É coordenado mundialmente pelo Center for Marine Conservation (CMC), com sede em Washington, nos EUA. Cerca de cem países, signatários do tratado internacional de Controle da Poluição Marinha, fazem parte desse acordo, incluindo o Brasil.