Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cerea festeja São Francisco de Assis

Edição nº 1588 - 15 de Setembro de 2017

O Centro de Recuperação do Alcoólatra – Cerea de Sacramento, realizou, entre os dias 8 a 10 de setembro, mais uma festa em louvor ao seu padroeiro, São Francisco de Assis. Na abertura, caminhada com a imagem do padroeiro até a sede do Cerea, reza do terço; no sábado, quermesse e forró e o ponto alto no domingo (10), carreata, recepção dos cereas das cidades vizinhas, almoço de confraternização e o encerramento às 15h com orações e procissão. 

Para o presidente  Delcides Tiago Filho, Cid, a festa é sempre um momento de fé, de alegria e de descontração para a família cereana e seus familiares. “Foi uma participação muito boa de sacramentanos e de visitantes eu vieram de vários lugares, Campo Florido, Araxá, Conquista, Fronteira que chegou na sexta-feira, Olímpia e outras. Houve uma diminuição de caravanas, que devido a crise porque passamos, as prefeituras não forneceram o transporte. Diminuiu muito o apoio e fretar um ônibus hoje não fica barato, mas mesmo assim foi uma festa muito boa”. 

As reuniões do cerea na cidade acontecem nas quintas-feiras, das 20 às 21h e de  acordo com Cid com uma boa participação. “São em média 30 a 40 participantes toda semana. Estamos fazendo um trabalho com jovens e estamos com um projeto pronto, mas que infelizmente, quando se fala de Cerea, vemos uma certa rejeição. O projeto consiste num trabalho de palestras nas escolas, que é o lugar onde os jovens estão reunidos e o consumo de bebidas alcoólicas pela juventude hoje é muito grande. Outra questão que vemos é que se fala, se reclama muito do consumo de bebidas pela juventude, mas o que vemos é que a bebida está nas festas das escolas, das entidades. É proibida a venda dentro dos estabelecimentos, mas fazem a festa fora e aí vendem de tudo. É muita incoerência, porque mesmo sendo noutro lugar, ali estão as crianças, jovens, a família dos alunos, da criança da creche. Essa é uma questão a ser pensada e muito bem pensada”. 

 

Encontro Regional  de Congadas e Moçambique já tem data marcada

A diretoria da Guarda de  São Benedito e Nossa Senhora do Rosário já está trabalhando no preparativos do Encontro Regional,  que será no dia 29 de outubro. 

Na última segunda-feira (11), a presidente Maria Aparecida de Fátima Moreira (Maria da Congada) e  demais membros da diretoria, estiveram na reunião da Câmara, onde foi aprovada uma verba, no valor de R$ 1.800,00, como complementação da subvenção de R$ 5 mil, que é repassada por ocasião da festa. 

 

“Pedimos um acréscimo na subvenção para podermos fazer as vestes dos congadeiros e graças a Deus conseguimos. E queremos agradecer ao prefeito, às comissões que deram pareceres favoráveis e a todos os vereadores, que conhecem o nosso trabalho, sabem que estamos sempre lutando. Que Deus os abençoe e proteja por essa ajuda”, agradece Maria da Congada.