Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Negros querem feriado no 20 de Novembro

Edição nº 1545 - 18 de Novembro de 2016

Vários representantes de entidades da cultura afro sacramentana, mestres de capoeira,  representantes de escolas de samba, dos ternos de Congado e Moçambique, do Grupo de Dança Afro, dentre outros,  reuniram-se no domingo 6 para discutir a união dos grupos e elaboração de propostas e projetos a partir do próximo ano.
 De acordo com Luiz Carlos de Souza (Testa), mestre da bateria e integrante dos ternos de Congado, que tomou a iniciativa da reunião ressalta que o objetivo do encontro foi o de chamar a atenção das entidades para uma maior união entre todos os grupos e entidades da cultura afro sacramentana.
“- Chega de divisão, de cada um pra si. É claro que podemos continuar promovendo nossos eventos individuais, mas nas datas mais importantes, de repercussão regional ou nacional, que  estejamos unidos. E outro objetivo de nossa reunião foi o de trabalharmos para que o dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, seja feriado em Sacramento, a exemplo do que ocorre em várias cidades da nossa região e do país. Já houve essa tentativa, mas vamos correr atrás e juntos somos mais. Essa seria mais uma data para comemorarmos, apresentarmos nossa arte, nossa cultura”.
O Dia da Consciência Negra  comemorado em 20 de Novembro, data que homenageia Zumbi dos Palmares, escravo líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695.  O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país, através de leis municipais ou estaduais. Apenas os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul adotaram por completo a data, através de leis estaduais.
 No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira, vez que a Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas africanas. É, portanto,  dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira. Sem falar que 54% da população brasileira é constituída de negros. Que venha pois a Lei sacramentana!