Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1590 - 29 de Setembro de 2017

X Copa de Kung Fu entrega  62 medalhas aos vencedores

 A X Copa Liu Hê Quan de Kung-Fu, promovida pela Academia Liu Hê Quan de Sacramento, entregou aos vencedores das diversas modalidades de luta disputadas (Wushu Moderno e Tradicional, Tai Chi Chuan, Shuai Jiao, Three Star, Boxe Chinês Sanda e as lutas de cassetete, semi-contato e por equipe) 52 medalhas: 20 de ouro, 30 de prata e 12 de bronze, além de premiações em dinheiro e medalhas. 

Logo após a abertura do evento, os coordenadores da academia anfitriã e seus atletas fizeram uma homenagem especial a 40 pessoas, entre mestres, atletas, autoridades e apoiadores do esporte na cidade. Foram também entregues troféus às quatro delegações com maior número de atletas presentes: 1º lugar, Igarapava, do mestre Adriano; 2º, Ituverava, do Prof. Davi; 3º, Sacramento, do Prof. Milton e, em 4º lugar, delegação de Buritizal.

 Ao falar ao ET sobre a X Copa de Kung Fu, o shifu Joarez de Souza Ferreira ressaltou quatro importantes  objetivos para a realização do evento: a divulgação das artes marciais; a confraternização entre atletas de Sacramento e convidados; a troca de experiências e a divulgação das cidades participantes.  

“- Estamos aqui hoje realizando um grande encontro entre atletas de dez cidades. Divulgamos as artes marciais, nos confraternizamos, ganhamos experiência e divulgamos as cidades. Sacramento esteve presente em oito copas na região e agora é a vez dessas cidades retribuírem a visita. E todas falam bem de Sacramento, com destaque para nossa arte marcial chinesa, o pessoal acredita muito em nós com essa modalidade e sempre há uma troca, nós participamos de campeonatos lá e eles vêm aqui”, ressaltou, enaltecendo o grande apoio que vem recebendo da Prefeitura. 

 Sobre a participação do grupo de 120 atletas sacramentanos no evento, Joarez disse que 70 atletas do nível avançado tinham chance de medalhas e cerca de 50 dos demais projetos. A redação do ET tentou conseguir os resultados da Copa, através da Secretaria de Esportes e do próprio shifu Joares, mas não obteve sucesso. A secretaria respondeu que não tinha os resultados e passou o telefone do shifu, que não atendeu às ligações. 

Presente também ao evento, o secretário de Esportes, Márcio Luiz de Freitas, afirmou em entrevista ao ET que o compromisso da Secretaria é com todos os esportes. “Os apoios que a Secretaria de Esportes tem dado são para todas as modalidades esportivas, mantendo espaços e condições para treinos, ajudamos nas viagens levando a arte marcial a outras cidades”, afirmou, destacando que agora as artes marciais na cidade têm dois técnicos responsáveis contratados pela Prefeitura. 

“- A grande novidade é que agora, Sacramento tem dois técnicos para trabalhar a modalidade, os irmãos Joarez e Miltom. E confirmo que ambos estão fazendo, além dos treinos específicos no STC,  um trabalho social fantástico, nas escolas e na Vila Olímpica do Perpétuo Socorro, por acreditarmos que através do esporte e da disciplina teremos bons cidadãos no futuro”.  

E finalmente as palavras do Grão Mestre Ma Tong Hua, a mais alta autoridade do Kung Fu no país. “O incentivo já é emotivo bastante para continuar preservando a tradição. Sem o incentivo nada poderá acontecer, por isso agradeço a todos os apoios e incentivos e a todos que estão aqui, não só pela décima vez, mas por muito mais, por prestigiarem a cidade  e àqueles que vieram prestigiar nossa arte”. 

 

O mestre  Adriano Campos, de Igarapava, cidade com a maior delegação, também destacou a importância do evento. “Um evento muito importante para nós e eu tenho a certeza de que Sacramento vem ganhando muito com o trabalho feito pelo professor Joarez no município e região, com essa arte fantástica que são as artes marciais,  uma fonte inesgotável de sabedoria e conhecimentos, que traz uma filosofia que pode ser trabalhada desde a infância até a velhice, formando a maneira de pensar, o caráter, a moral, a disciplina,  a lealdade, coisas de que o país tanto precisa”. O professor André Afonso (Djé), ex-secretário de esportes também deixou a sua mensagem de incentivo.

 

Mariano lidera campeonato society

A única equipe com quatro jogos até essa sexta-feira 29, o Esporte Clube Mariano  (chave B) lidera o campeonato society com 9 pontos.  Em segundo lugar, vem a Imperial Cafeteria, com 6 pontos.  Engenheiro Lisboa, também com três jogos, contabiliza duas derrotas.

Na chave A, a liderança está com o Conquista Master com 7 pontos, empatado com AABB/Sacramento. Ambas as equipes fizeram três partidas, assim como o Areião, que  venceu apenas uma. 

Nas duas últimas rodadas, 22 e 23, saiu a primeira goleada, do Imperial Cafeteria que venceu o João XXIII por 9x1. Mariano venceu Engenheiro Lisboa por 5x4; AABB e Conquista terminaram o jogo empatados em recíproca goleada, 4x4.

 Nessa sexta-feira 29, a partir das 18h40, a bola rola na AABB, Engenheiro Lisboa x João XXIII e o segundo jogo, 19h40, Carequinha Bar x Areião. Amanhã, sábado 30, às 16h, na AABB, XIII de Maio x Imperial Cafeteria; 17h, PM Rifaina x Conquista Master. 

 

No decorrer da semana, para fechar a fase classificatória, na quarta-feira 4 haverá um jogo na AABB, às 19h, PM Rifaina x Carequinha Bar e no sábado 7, também na AABB, João XXIII x XIII de Maio; AABB x PM Rifaina.

 

EE Maria de Magalhães, de Franca, é prata nos Jogos Escolares da Juventude

A técnica sacramentana, Maria Bethânia Silva Melo, levou para a EE Maria de Magalhães, de Araxá, a medalha de prata dos Jogos Escolares da Juventude, fase nacional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizados na última semana, em Curitiba (PR). A equipe araxaense é formada por duas atletas sacramentanas, Letícia Araújo Cardoso e Gabriela Rodrigues De Santi, destaques nos jogos. 

O objetivo dos Jogos Escolares da Juventude é aumentar a participação de atividades esportivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas do território nacional e promover a ampla mobilização da juventude estudantil brasileira em torno do esporte. 

Atualmente, a competição contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. 

Araxá fez história nos Jogos Escolares da Juventude e chegou à final do vôlei feminino, categoria 12 a 14 anos, sendo medalha de prata. Na decisão, o time de Araxá, que representou o Estado de Minas Gerais, comandado pela professora Maria Bethânia, perdeu para a equipe de Santa Catarina.“- Essa conquista do vôlei feminino eleva o nome de Araxá e justifica todo o esforço feito. Queremos que a mocidade aproveite todos os equipamentos e o material humano que nós temos e, principalmente, esse vigor que domina a juventude, para fazer da nossa cidade referência no esporte especializado em nosso Estado e no nosso país”, destacou o prefeito Aracely de Paulo, ao receber a delegação, que desfilou em carro aberto do Corpo de Bombeiro da cidade. 

A professora Bethânia Melo enfatiza o grau de dificuldade apresentado nos Jogos Escolares da Juventude e classifica a competição como um grande aprendizado para as alunas. “Nós estamos muito felizes com o resultado sabendo que o esforço delas valeu muito a pena. Isso não é só dentro de quadra, é para vida. Tem equipe que foi campeã, treina oito anos juntos. Um dia nós vamos conseguir trazer ouro para Araxá”, ressalta a professora.

 

Sete Voltas 1 e Tamanduá saem na frente no Copão Rural

Sete Voltas 1, campeão da Liga Rural 2017, começou bem o Ruralão. Jogando em casa, a equipe venceu a irmã Sete Voltas 2, de goleada, 8x1. Quem saiu na frente também na chave A, foi a equipe do Tamanduá, que venceu o Atlético Quenta Sol por 2x1. 

 

Neste domingo 1º, serão realizados quatro jogos. Pela chave A, entram em campo, na Sete Voltas, às 14h45, Sete Voltas  2 x Tamanduá; 16h45, Pinheiros x Atlético Quenta Sol. E, no campo da Divisa, às 13h45, Divisa x DER; 15h45, Fazendinha x Cipó.