Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte local

Edição nº 1525 - 8 de Julho de 2016

A estudante mineira, Núbia Soares (foto), de  Lagoa da Prata, vai representar Minas Gerais nos Jogos Olímpicos Rio 2016. No último domingo 3 a atleta do Clube BM&F Bovespa venceu a disputa do salto triplo do 35º Troféu Brasil de Atletismo, em São Bernardo do Campo (SP), após atingir a marca de 14,17m – a marca mínima olímpica é 14,15 m.
Hoje, com  20 anos de idade, Núbia surgiu para o esporte nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), sob o comando do técnico Abel Mendes – beneficiário do programa Bolsa-Técnico, da Secretária de Estado de  Esportes. Núbia foi campeã do JEMG nas  competições  de 2012 e 2013 pela Escola Estadual Chico Rezende, de Lagoa da Prata.
Mas Núbia só descobriu o seu talento mais tarde. Nos três primeiros anos, no módulo I do JEMG era atleta do Handebol e de repente viu que queria o atletismo.
E a parti do JEMG foram só vitórias. Fez bonito nas Olimpíadas Escolares, em Cuiabá (MT),  com 16 anos em  2012,  conquistando o primeiro lugar, resultado que levou a jovem a ser indicada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para compor a delegação nacional no 6º Festival Olímpico da Juventude, disputado em Sydney, na Austrália. Lá, a saltadora ficou em segundo lugar e voltou para casa com a medalha de prata.
Em 2013, nova façanha, Núbia  venceu a disputa do salto triplo nos Jogos Escolares da Juventude, em Belém (PA), e bateu o recorde da prova com a marca de 12,98m e foi  representar Minas Gerais na Gymnasiade – os Jogos Mundiais Escolares –, realizada em Brasília (DF), quando também se sagrou campeã e mais que isso, a atleta além de  sagrar-se campeã, tornou-se recordista da prova nas competições da Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF, na sigla em Inglês).
Para o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, a classificação de uma atleta para os Jogos Olímpicos demonstra a importância do esporte escolar. “No JEMG podemos identificar atletas de potencial e lapidá-los para que se tornem esportistas profissionais e possam representar nosso estado pelo mundo afora, além de servirem como bons exemplos para as crianças que desejam praticar alguma modalidade”, comentou. (Agência Minas/Redação ET)

 

Começa o Copão de Inverno

Desde a segunda-feira 4, todas as noites, a bola rola no Ginásio de Esportes  Marquezinho com o Copão de Inverno 2016, categorias A e B, que reúnem 24 equipes. Mais cedo, às 17, é a vez da garotada das nove equipes do Copão Infantil.
Copão de Inverno
Oito equipes tops participam do Copão de Inverno, edição 2016, distribuídas em duas chaves. Na chave A, o campeão de 2015, Atlético/Visafi com as equipes, Casa Franca/All Caneco,  Circuito FC e Areião/JFC. Na chave B, TJ-P, Termir/Lumens, Benefit Prime e Veteranos IDB.
No Copão B, 16 equipes, em quatro chaves, estão assim divididas: Na chave A,  Turma da Quarta, 100% Cohab, Alçapão/Chafariz e TMJ; Chave B, Bar do Julinho/Café de Santi /Perê Lanches, Imperial Cafeteria/PSA,  Só Capim Canela e Narguille & Cia. Chave C, H-Romeu, Ousadia e Alegria/São José, Só Canelas e ADC Futsal/Apafs. Chave D, Cantinho da Zeli, Skina, Os Lobões e CTS. No Copão B são dois jogos por noite às 19 e 20h.
Do Copão Infantil, participam nove equipes em duas chaves. Na chave A: Desimpedidos, TJ-P, Deportivo FC, Garra e APAFS e, na chave B: Assyncrito Natal, Juventus, Real Barcelona e, Os Moleque é Liso. Os jogos são realizados às 17 e 18h.
No Copão Infantil, A e B as equipes jogam entre si dentro das respectivas chaves, em turno simples, classificando-se a primeira e segunda colocadas de cada chave para as semi-finais de acordo com o disposto na Tabela, que se enfrentarão em jogo único. Os vencedores das semi-finais classificam-se para a final e os perdedores disputam terceiro e quarto lugares, em jogo único. No Copão Infantil não haverá disputa do terceiro e quarto lugares. Os jogos finais dos Copões estão previstos para o dia 29/7.
Confira os resultados dos jogos realizado até esta quinta-feira:
Infantil
Desimpedidos 4x5 TJ-P
Desportivo FC 4x2 Garra
Juventus 1x14 Assyncrito Natal
Os Moleques 4x1 Real Barcelona
APAFS 7 x3 Garra
Desportivo FC 3x1 Desimpedidos
 
Copão A
CAS/Visafi 2x1 Casa Franca
Areião JFC  2x7 Circuito FC
TJ-P 12x2 Veteranos IDB
Termir/Lumens 4x4 Benefit Prime

Copão B
100% Cohab 4x5 TMJ
Turma da Quarta 4x1 Chafariz
Só Capim 2x2 Narguile & Cia
Imperial 3x4 Bar do Julinho
O. A./São José 6x5 Só Canelas


Final da LSP será neste domingo

Neste domingo 10, os nove finalistas classificados na quarta etapa do Torneio da Liga Sacramentana de Poker 2016, disputam a final da competição a partir das 13h, no Sacramento Tênis Clube.
Das quatro etapas realizadas, Marciano Ferraz (foto) liderou duas, garantindo-lhe a liderança  com 270 pontos, 77 pontos a mais que Tremendim, o segundo classificado ao vencer a quarta etapa, no  último domingo 30, chegando a 193 pontos.  Artur Amaral, que  venceu a primeira etapa em 10/04, é o terceiro classificado para a final com 188 pontos. 
Completam os finalistas, outros seis jogadores:  Dulce Renó (173 pontos),  Henrique Crema (160 pontos),   Wesley Bizinotto (148 pontos), André Franzói (138 pontos),  Lucas Salum (138 pontos) e Saulismar Borges (135 pontos).