Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1484 - 25 Setembro 2015

Areão Veteranos termina em 4º lugar

A equipe de Veteranos do Areão, que representou a cidade no Campeonato de Veteranos, em Aramina (SP) terminou em 4º lugar entre as dez equipes do vale do rio Grande, que participaram do evento. De acordo com Wesley Nascimento, o Chicão, que acompanhou a equipe, a participação de Sacramento foi expressiva, diante do bom nível das equipes. A final aconteceu no último final de semana, quando a equipe da casa, Aramina, sagrou-se campeã, ao vencer por 4x3 os veteranos de Buritizal. 

Teste no Ped Bull

Enquanto os veteranos se esforçam aqui, dois adolescentes da Escolinha do Areão, treinada por Chicão, os atletas, Matheus Moreira e Anderson Pelé vão participar de mais um teste no Ped Bull, em São Pauloj, uma das mais importantes e expressivas empresas de 'caça atletas' do país.  “Os meninos vão permanecer na capital paulista por uma semana, com todas as despesas pagas para uma maratona de testes físicos, psicológicos e, claro, de campo. 

Falando em Escolinha do Areão, Chicão informou que 12 de seus atletas integraram a equipe de Pedrinópolis, no Campeonato Sub 15, organizado pela Liga Uberlandense de Futebol. Entre as 12 equipes que participaram, Pedrinópolis foi medalha de bronze na competição.  Questionado, por que a Escolinha não representou a cidade, Wesley disse que não conseguiu patrocínio. “Primeiro tem que se filiar à liga, com uma despesa de R$ 1.500,00 e, depois tem o transporte e alimentação dos meninos”, justificou. 

 

Pinheiros, campeão 2014,  ganha segundo jogo 

O Ruralão 2015 começou com um show de gols. Foram 12 gols nos jogos de estreia realizados dia 13, quando o campeão 2014, Pinheiros, saiu na frente, aplicando uma goleada no Quenta Sol. Também se saíram bem as equipes, Sete Voltas e  Fazenda Santa Cecília, com um destaque para a grande quantidade de cartões amarelos, 17 ao todo. Uma média de 4,25 cartões por equipe. 

Os resultados dos jogos foram os seguintes: 

Sete Voltas 5x1 Jaguarinha; Pinheiros 3x0 Quenta Sol; Fazenda Santa Cecília 2x1 Caxambu; Divisa 0x0 Fazendinha/Sak´s.

Já na segunda rodada, domingo 20, o saldo foi de apenas  sete gols, mas o suficiente para colocar Pinheiros na liderança da chave A, depois de vencer a equipe Tamanduá, por 3x0. Também pela chave A, Desemboque venceu por 2x0 a equipe da  Jaguarinha, que amarga a segunda derrota. Pela chave B, Fazendinha ficou mais uma vez no empate 0x0 contra o DER e, a equipe do Caxambu, sofreu a segunda derrota, perdendo para a Divisa, que fez apenas um jogo por 2x0.

 

 Neste domingo 27,  mais quatro jogos. No campo do Quenta Sol, às 13h30, Tamanduá x Desemboque e, às 15h30, Quenta Sol x Sete Voltas. E, no campo da Divisa, às 13h30, a equipe da casa, recebe a  Fazenda Dona Ita; às 15h30, DER x Fazenda Santa Cecília. 

 

Gilberto é damista heptacampeão 

Gilberto Cardoso (foto) sagrou-se campeão na terceira partida da final do Campeonato Sacramentano de Damas de 2015, disputada no último dia 11. Com a vitória desta partida, Gilberto fez o placar geral de 2,5x0,5 e tornou-se heptacampeão de Damas. A partida decisiva teve 12 lances com a duração de 43 minutos. Gilberto Cardoso gastou 17 minutos e José Belisário Pereira usou 26. José Belisário Pereira é o vice-campeão e Ezequiel de Mendonça ficou com o terceiro lugar. De acordo com a diretoria do CSXD, o jogo de damas desenvolve muitas habilidades, dentre as quais se destacam a estratégia e a administração de recursos.

 

Matéria do JN com Elis Cristina ganha voga nas redes sociais depois de quatro anos

 A atleta sacramentana de vôlei,  Elis Cristina Bento, hoje no Volley Köniz, e o atleta Thiago, do basquete brasileiro, foram destaques no Jornal Nacional, em 28/01/11, em matéria do repórter Bruno Laurence, pelo exemplo de superação num quesito importante nos referidos  esportes: a altura. Só que a matéria intitulada, “Atletas superam estereótipos e vencem no  esporte”,  ganhou voga nas redes sociais estes dias, depois que foi postada por Wandeco Silva, de Laurentino (SC) e se espalhou. 

A matéria é, sem dúvida, um bom exemplo de como vencer na vida com esforço e garra, conforme afirmou o âncora do JN, Willian Bonner: “A necessidade de superar limitações físicas no esporte não é exclusividade dos para-atletas”. A narração prossegue com o texto do repórter Bruno Laurence. “Elis e Thiago, se estivessem caminhando por qualquer cidade brasileira, passariam sem chamar atenção. Mas ela joga vôlei e ele, basquete. São diferenciados. Venceram uma barreira que poucos conseguiram: a altura. Ou melhor, a falta dela.  'Eu tenho 1,68 m', diz Elis, 15 centímetros mais baixa do que a média de altura do time dela, o Vôlei Futuro, 1,77m”, disse Thiago, com o técnico do Pinheiros, João Marcelo L eite, completando: “'No basquete de alta performance, jogador abaixo de um 1,90 m realmente tem que ser fora de série pra jogar'.

 E podem chamá-los de baixinhos, que eles nem ligam. Aliás, apelidos não faltam. "Lenhador de bonsai, pintor de rodapé, salva-vidas de aquário", conta Thiago. “Poxa, ele é menor que o Romário”, completa Elis.

Elis e Thiago desafiam as estatísticas. Como? Com muito trabalho. “Estou saltando em torno de 1,05 m, saindo do chão. Então, é trabalho físico e esforço cada dia mesmo”, declara Elis.

Impressionante! Somando altura e impulsão, Elis atinge 2,73m, contra 2,24 m da rede. Isso sem contar o tamanho do braço. Está explicado como ela consegue passar por bloqueios gigantes.

 

No basquete, Thiago desenvolveu outras habilidades. Ser considerado baixinho poderia ter acabado com a sua carreira. Para seguir em quadra, ele teve que mostrar que, ser menor também tem suas vantagens. Menos altura, menos peso, mais agilidade. Assim, Thiago se desmarca para caprichar nas bolas de três pontos, sua especialidade. No Novo Basquete Brasil, ele foi o melhor na competição de arremessos. Mas tem momentos em que a altura faz falta. Thiago não consegue dar uma enterrada. “Nunca tive esse gostinho”, admite Thiago. Mas, tudo bem, as enterradas valem dois pontos. Os arremessos desse baixinho valem três!”