Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1435 - 10 Outubro 2014

Camila lembra Bethania em entrevista em Milão

A líbero da seleção brasileira, Camila Brait, lembrou a  técnica dos primeiros tempos de vôlei, Maria Betânia Silva Melo, durante entrevista para o Sport TV,  logo após a vitória contra as chinesas. Camila atribui  a  garra para resgatar jogadas aos ensinamentos de Bethania, nos primeiros treinos feitos em Sacramento. Quando o repórter mostrou no ponto, uma jogada: um ataque da adversária, a bola bateu na defesa brasileira e lá foi Camila Brait, no fundo do ginásio, para resgatar o ponto, Camila lembrou: “Essas bolas eu não desisto nunca. Aprendi muito com a minha primeira treinadora lá em Sacramento, para nunca desistir da bola. 'Vai que se você não pegar essa, a próxima você vai pegar', então esse é meu lema”, disse, lembrando a técnica Maria Bethânia, nos tempos de ouro do vôlei sacramentano.

 Bethânia que não assistiu à entrevista,  recebeu a notícia através de mensagens das alunas das atuais equipes. Ao globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro, Bethânia declarou: “Fiquei muito feliz, orgulhosa e envaidecida. Foi como se um filme passasse pela minha cabeça. Sempre a orientava para que acreditasse em todas as bolas. Essa coisa do esforço, da conquista, de acreditar, tem que existir sempre. Porém uma semente só cresce em terreno fértil. Eu treino, mas a disciplina, o caráter e a coragem são do atleta”, destacou Bethânia que voltou a treinar equipes na cidade, depois de uma temporada em equipes de São Paulo.

Lembrou Bethânia que Camila participou com 12 anos do primeiro campeonato pré-mirim, depois mirim, infantil e infanto-juvenil por Sacramento, se sagrando campeã estadual em todas as categorias. No ano de 2004, ela jogou e venceu o Campeonato Brasileiro jogando por Minas Gerais. Em meio à trajetória premiada, uma dúvida externa pairava até ser respondida com a grandeza da jogadora de 1,70 m”, conta, evocando outras passagens com a líbero da seleção brasileira. 

 

“- Lembro muito que as pessoas me perguntavam: 'a Camila vai dar conta de jogar de líbero?' E eu repetia sem parar: Ela vai dar conta, sim, fiquem tranquilos. Nossa equipe foi campeã brasileira e ela jogou de forma extraordinária. Ela sempre foi muito guerreira, adorava treinar, se dedicava e sempre pedia para treinar mais. Treinava na categoria dela, na de cima e, ainda assim, saía do treino falando de voleibol. Ela merece estar onde está”,  afirmou, apresentando uma foto dos primeiros tempos da líbero. (Fonte: globoesporte.globo.com/volei/Redação ET)

 

Vôlei brasileiro classificado para a semifinal do Mundial

Dez jogos, dez vitórias e apenas cinco sets perdidos. Essa é performance das meninas brasileiras do vôlei, me busca do título inédito do  Mundial. Nesta quarta-feira, as brasileiras venceram a China por 3x0 (25/19, 25/16 e 25/15). O próximo jogo será nesta sexta-feira com a República Dominicana, mas há uma certa tranquilidade, porque na  quinta-feira, 9, a China venceu a República Dominicana por 3 sets a 2. O resultado garantiu as brasileiras na semifinal da competição. O time verde e amarelo não pode ser mais alcançado pelas asiáticas que terminaram a participação na terceira fase com dois pontos. O  Brasil tem o último desafio pela terceira fase, hoje, 10, contra  a República Dominicana. O jogo será às 12h30 (horário de Brasília), no Mediolanum Forum Assago, em Milão. 

 

Aprendendo e jogando xadrez no Dia das Crianças

Mais uma vez o dia das Crianças, 12 de Outubro, será de festa no bairro Cajuru, com a campanha ecológica de recolhimento de lixo descartável  (garrafas pet e latinhas) e movimentos das peças enxadrísticas para os baixinhos e os altinhos que quiserem aprender. A partir das 8h da manhã os enxadristas do Clube Sacramentano de Xadrez e Damas (CSXD) estarão  no Salão Comunitário do bairro ensinando os movimentos das peças do jogo de xadrez, que desenvolve muitas habilidades e disciplina. As comemorações no bairro são promovidas pela Associação Comunitária e outros parceiros como o educador em saúde Bergson Evangelista

 

Também no dia 12, a partir das 13h, o 5° Torneio de Damas da Bicicletaria JC, para um público, como diz o provérbio chinês, “de  mamando a caducando”, ou seja, a partir de  3 anos. O Torneio terá a duração de 25 minutos em cinco rodadas, com premiação do primeiro ao quinto lugar.  E, o desafio a damistas de outras cidades: a equipe que conseguir ficar com os três primeiros lugares, na classificação geral, ganha o “1° Troféu Desafio de Damas”. No torneio,  será definida a segunda vaga para a semifinal do Campeonato Sacramentano de Damas/2014.

 

Vidraçaria Dois Irmãos lidera Copão de Futsal Feminino

Nesta sexta-feira, 10, acontece a última rodada do Copão de Futsal Feminino antes da final prevista para o dia 17.  Os jogos de hoje serão  decisivos para  três equipes na definição  das finalistas. Até agora, as meninas da Vidraçaria Dois Irmãos lideram com 12 pontos. Atlético Quenta Sol e Rainhas do Futsal têm 9 pontos, mas o Quenta Sol ocupa o segundo lugar da tabela pelo saldo  de gols.  As meninas do IDS/SMEL de Conquista perderam todos os cinco  jogos, mas a jovem equipe conquistense sabe a que veio: aprender o futsal, uma feliz iniciativa do Técnico Zé Wilson, que está começando com a equipe. 

 

No jogo do dia 3/10, Atlético Quenta Sol venceu as meninas de Conquista por 11x1 e, a Vidraçaria Dois Irmãos bateu as Rainhas do Futsal por 5x1. Daniela Ferreira, do Atlético  Quenta Sol é a artilheira do Campeonato com 13 gols. Também nesta sexta-feira, 10,em quadra às 20h, IDS/SMEL x Rainhas do Futsal e às 21h, Atlético Quenta Sol x Vidraçaria Dois Irmãos.