Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1475 - 24 Julho 2015

13 de Maio é bicampeão

Bi-cam-peãoooo! Bi-cam-peãoooo! Bi-cam-peãoooo! Era o grito da maior e mais animada torcida sacramentana entre as tradicionais equipes da cidade, na manhã do último domingo, na arquibancada do Estádio João Cordeiro, levando o seu time, 13 de maio FC a conquistar o título de bi-campeão do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Sacramento, edição 2015, o chamado Amadorão.  
Verdadeiramente, a torcida do 13 veste a camisa do time, vai para a arquibancada, agita as bandeiras e empurra o time à frente. Aliás, essa animação total foi imprescindível para a vitória suada e de virada do 13 de Maio em cima do News Old Boys, 3 a 2. Por nada a decisão não seria decidida nos pênaltis. 
De salto alto, como se diz dos que entram em campo já convictos da vitória, isto é cantando de galo, o 13 de Maio, que entrou em campo com a vantagem de dois gols, viu a coisa feia no final do primeiro tempo. Mas valeu o seu elenco, superior ao News, e assim a comemoração  chegou, mas já no finalzinho do segundo tempo, numa excelente partida de final, com duas equipes   aguerridas que confirmaram porque chegaram ao topo do campeonato, que reuniu treze equipes.
O novato News Old Boys, na sua terceira participação no Amadorão, abriu o  placar com um gol de pênalti, de Adenilson. O desempate veio em seguida, com outro pênalti pênalti  cometido pelo goleiro Danilo, que Ratinho empatou para delírio da torcida.  Tudo igual. Mas a equipe colorada queria mais: fez  2x1, com o gol de Genival e não dava trégua para o grande time do 13 de Maio. 
No segundo tempo, o verdão empatou a partida com mais um gol de Ratinho.  E, quando todos esperavam uma disputa no pênaltis,  Laerte foi  lá e cravou o gol da vitória: Treze de Maio 3x2 News Old Boys.
O Treze de Maio sagrou-se bicampeão com os atletas Thiago Zandonaide (Melhor defesa com 10 gols), Gil Lima,  Lucas Ferreira, Carlos Mião, Leomar de Paula, Ronaldo Adriano, Laerte Lima (Artilheiro com 16 gols), Jonathan Andrade, Everton André, João Donizette (Ratinho), Valdemir Costa, Helt Magone, Célio Pereira, Wesley Veronês e Paulo Filho, comandados pelo treinador Fabiano Ocrecídio e  Som .
O colorado  News Old Boys, comandado pelo técnico Oscar Justino e Jorginho, é o vice-campeão com os atletas Danilo Almeida (goleiro, premiado como atleta revelação), Gabriel Camargo, Marco Júnior, Leandro Santos, Valdinei Nascimento, Elias Gabriel, Frederico Onofre, Jorge Filho, Renato Rezende, Genival José, Danilo José, Felipe Nunes, Rodrigo Donizetti, Antonio Santos, Hélio Pinheiro, Edson Oliveira, Reginaldo Oliveira, Valdeir Júnior,  Wesley Abdala, Leonardo Santos, Ademilson Nascimento e Alex Prado. 
Os amantes do futebol de campo esperam novo evento. 

Técnicos comemoram resultados de suas equipes
Para o técnico do Treze de Maio, Anderson de Oliveira (Som), valeu o investimento e o apoio da torcida que se vestiu de verde, com direito a batucada a cada investida da equipe do coração.
“- Montamos a equipe com muita determinação para conquistar mais um título e aí está. Essa vitória é para nossa torcida que compareceu ao estádio para nos prestigiar”, afirma. E o técnico da equipe colorada, New´s Old Boys, Oscar Justino, comemorou o segundo lugar. “Minha avaliação é altamente positiva, porque é uma equipe nova, com a terceira participação no Amadorão,  não treinamos, o pessoal só se reúne nos finais de semana e pra chegar onde chegamos foi muito sacrifício e garra.  Estamos felizes. Chegar à final foi muito bom. E como sempre falo, o esporte é um veículo de aproximação fantástico, porque na nossa equipe há pessoas que nem se conheciam e agora formam essa equipe aguerrida. Uma vitória seria maravilhoso, mas o vice-campeonato também é excelente, somos o segundo entre as 13 equipes”, comemorou.  
Também o secretário Fabricio Stival elogia as equipes que fizeram o Amadorão. “Pela final, a gente avalia o nível das equipes. O campeonato correu muito bem, com apenas duas equipes, infelizmente, penalizadas com o WO, mas isso já estava previsto no regulamento que é de conhecimento de todos. Mas estão de parabéns todas as equipes participantes”. 
Para o árbitro Olegário Pinto da Fonseca Jr., pela segunda vez foi o responsável pela condução da partida final e se disse privilegiado. “No ano passado deu tudo certo e tive o privilégio de ser chamado para apitar essa final, que foi um jogão, digno de final. Foi uma grande partida e agradeço por estar aqui”. Douglas Marcelo e João Gabriel completaram o trio de arbitragem, os três de Uberaba.  
Finalizando Olegário destaca a importância do esporte, que considera atividade essencial para a formação, sobretudo dos jovens. “Esporte disciplina,  une as pessoas, educa, temos exemplos de pessoas que deram a volta por cima através do esporte ou seja, o esporte é um dos grandes caminhos para a formação das pessoas”.
Para os dois técnicos, Oscar e Som, o campeonato foi muito bom, com equipes de excelente nível. Mas Som destaca o fato de equipes entrarem no campeonato só para fazerem número e não cumprir o compromisso, levando ao WO. E elogia algumas alterações da comissão, como o fato de as equipes poderem contratar quantos atletas de fora quisessem e defende: “Isso aumenta o nível do campeonato em Sacramento”.
O 13 de Maio contratou 12 atletas de fora, segundo o técnico, para mostrar a força do time, que tem estádio próprio, o José Sebastião de Almeida, conhecido como Campo do 13, mas que não está em boas condições, conforme explica o   técnico Som.
“- Infelizmente, o gramado não está em condições de jogo, por isso optamos pelo mando de campo no estádio João Cordeiro, através de uma parceria com a diretoria do Atlético. Mas vamos investir, pretendemos a partir do próximo ano  trabalhar dentro do nosso estádio”, afirmou.
 Sacramento continua investindo nas categorias de base, com a Escolinha no  Campo do Treze de Maio e, nos estádios Luiz Magnabosco (Marianos) e    Juvêncio Bizinoto (Areião), com toda a coordenação, num trabalho muito bem feito, do funcionário da Secretaria de Esportes do Município,  Wesley Chicão.
Definidos os quatro semifinalistas do Copão A
Lanchonete DK+1/BP e Circuito, pela chave A; Atlético/Visafi e Sak´s/TJ-P, pela chave B, são as equipes classificadas na para as semifinais do Copão de Inverno, na próxima segunda-feira 27. Juntas as equipes da chave A, somaram 11 pontos na tabela: Lanchonete DK+1/BP, fechou com 7 pontos e, Circuito com 4; H-Romeu/WMX é o terceiro com 3 pontos.  Na chave B, o Atlético chegou à semifinal invicto, com 9 pontos; Sak´s/TJ-P, fechou com 6, Termir é o terceiro da chave com 3 pontos. Bond dos Sem (A) que terminou o campeonato com 2 pontos e Areião/São Geraldo (B) com zero ponto foram rebaixadas para o grupo B.
Mata-mata no Copão B
LDB/Cantinho da Zeli (B), Casa Franca/Academia Fitness (A), Celismar Pinturas (C), Netos da Maria do Coco (D), Bar do Julinho/Perê (D), URP/Depósito São José, (A), Real Barcelona (C) e João XXIII (B) sãos as oito equipes classificadas para as quartas de final, o mata-mata  do  Grupo B. LDP/Cantinho da Zeli e Casa Franca/Academia Fitness já conquistaram a vagas para as semifinais. Nesta sexta-feira 24, mais dois jogos. Às 19h, Bar do Julinho/Perê x URP/Depósito São José; 20h, Real Barcelona x e João XXIII definem os times restantes que serão classificados.  Os jogos da semifinal, serão disputados na terça-feira 28. No dia 30, disputa do terceiro lugar dos grupos A e B e na sexta-feira, dia 31, a grande final às 20 e 21h.
Copinha Infantil
Sak´s/TJ-P x XIII de Maio e URS x Canelas de Madrid jogam a semifinal na próxima terça Feira, dia 28, às 17 e 18 horas. E jogam a final na quinta-feira 30, às 18h. 
Confira os resultados dos jogos realizados de 17 a 23.
Copão A
Atlético/Visaf 2x1 Termir
Sak´s/TJ-P 9x2 Areião/São Geraldo
Bom do Sem 2x3 H-Romeu/WMX/Sacranet
Termir 2x8 SAk´s-TJ-P
Copão B
Alçapão 5x7 João XXIII
Real Minas 4x7 LDP/C. da Zeli
Celismar Pinturas 1x3 Felino Gás 
Real Barcelona 11x2 Quenta Sol
Skina/D. São José  4x6 Netos da Maria do Coco 
Bar do Julinho/Perê 6 x 5 Narguille & Cia
LDP/C.Zeli 4x3 Celismar Pinturas
Casa Franca/Ac. Fitness 8x3 Netos da M. do Coco 
Infantil 
Bonde dos Sem 0x1 Sak´s/RJ-P
Canelas de Madrid 3x2 Assyncrito Natal
APAFS 0x12 XIII de Maio
União 4x6 URS