Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Presídio e EE Sinhana Borges inauguram salas de aula

Edição nº 1461 - 17 Abril 2015

27 detentos estão matriculados, 12 dos anos iniciais e 15 dos anos finais, que já estão   tendo aulas desde o início do mês 

Um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, que influenciou o movimento chamado, Pedagogia Crítica, Paulo Freire, disse certa vez que “A Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas e pessoas transformam o mundo”. E, por certo, foi com esse pensamento que o diretor do presídio de Sacramento, Leandro Fachineli Toledo, batalhou e conseguiu realizar um antigo sonho: o funcionamento de salas de aula no Presídio de Sacramento para oportunizar os estudos aos mais detentos”.

Segundo o diretor, tudo começou a se concretizar com o curso de pedreiro ministrado dentro do presídio pelo Pronatec de Muzambinho. “A prática se consolidou com a construção de duas salas de aula, que são o segundo endereço da Escola Estadual Sinhana Borges, atendendo alunos pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos)  1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano, que visa atender jovens e adultos que não tiveram oportunidades de estudos na idade própria e desejam completar a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio)”, explicou o diretor. 

O diretor Leandro Fachineli, emocionado,  falou do sonho realizado e da importância do aprimoramento da educação formal dos detentos. “Nossa preocupação com a questão da ressocialização é grande, para que os detentos quando saírem do sistema prisional, encontrem lá fora, no seio da sociedade oportunidades de trabalho e de convívio, 

 por isso a importância dessa formação”, disse , agradecendo o apoio que tem tido de toda a equipe do presídio e da sociedade.  

Na solenidade de inauguração,  presenças do diretor Fábio Luiz Sebastião, da Escola Sinhana Borges  e da vice-diretora Thaísa de Castro Lobato; da inspetora Luzia de Melo Rodrigues; do diretor do presídio de Araxá Weverton Alex Rodrigues, acompanhado da orientadora pedagógica,  Rúbia Kelly da Silva Ferreira Anastácio, que ajudou na estruturação da escola no presídio de Sacramento. E mais, dentre outros, o delegado Tiago da Cruz, representando a  Polícia Civil; Sargento Almeida, representando a Policia Militar, o secretário Marco Aurélio Almeida, representado a Prefeitura; Madalena Fraga Brás, do Amor Exigente, Pastoral Carcerária e presidente do Conselho Antidrogas, agentes penitenciários e do detento, Nilton Sales Pereira 26, representando os educandos.

 

Somos privilegiados por ter mais uma escola dentro de um presídio...

“Vemos o crescimento do trabalho  nessa instituição, ter fé é acreditar e vocês que estão aqui têm essa fé e a certeza de dias melhores. Hoje, esse marco  com essas salas de aula, é um dos quatro pilares, nos quais acredito: querer, saber, aprender e praticar e todos nós estamos nesse aprendizado”. (Marcos Aurélio Almeida, secretário de Desenvolvimento Social)

“Para nós é uma bênção de Deus, uma experiência nova que vem coroar a nossa profissão, porque pudemos  fazer, conhecer e vivenciar o início desse no trabalho presídio”. (Luzia de Melo Rodrigues, inspetora escolar)

“Poder trazer conhecimento às pessoas que por um motivo ou outro cometeram um erro, mas que mesmo privados da liberdade querem crescer e mostram para a sociedade que poderão fazer algo de melhor para a si e os outros. A educação é a base de uma sociedade, ela muda o homem...” . (Prof. Fábio Luiz Sebastião, diretor da EE Sinhana Borges)

“Somos privilegiados por ter mais uma escola dentro de um presídio e a instituição escola é privilegiada, porque não temos mais nada aqui a não ser uma escola, que pode ensinar a vida, as verdades, as virtudes, a liberdade, a autonomia, uma luta por uma vida consciente... (De Rúbia Kelly, pedagoga do Presídio de Araxá).

“Ter a EE Sinhana Borges  como um marco na história de reeducação e de oportunidade aos detentos do Presídio de Sacramento é motivo de alegria e de bênçãos”. (Thaísa Lobato, vice-diretora da EE Sinhana Borges)

“Eles estão privados da liberdade, mas merecem uma oportunidade e esse encontro da escola aqui significa que a sociedade acredita em cada um deles, não os está discriminando”. (Madalena Fraga, coordenadora do grupo Amor Exigente e da Pastoral Carcerária).

 

 “Cheguei a Sacramento, trabalhava, mas errei, estou preso e totalmente arrependido e quero agradecer pela oportunidade que temos de poder recomeçar nossa vida, nunca é tarde para recomeçar e ir em  busca de  um futuro melhor”. (Nilton Sales Pereira, um dos alunos matriculados)