Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Apae encerra Semana Nacional

Edição nº 1429 - 29 Agosto 2014

A APAE encerrou nesta sexta-feira, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Depois de um intenso trabalho envolvendo jogos, gincanas e atividades diversas, os alunos e servidores desfrutaram de um dia de lazer, em  propriedade próxima à cidade.

Durante toda a semana, cada dia uma atividade diferente: Dia da Beleza com o trabalho voluntário dos cabeleireiros e manicures da cidade; Apae nas Escolas, quando os alunos apaeanos visitaram várias escolas da cidade levando o projeto 'Sob o Olhar Especial', a agenda 2015 da Apae; reunião com os pais, dentre outras. Na quinta-feira, 28, aconteceu um dos pontos altos  do evento, a gincana que dentre as tantas tarefas, resultou na arrecadação de uma grande quantidade de produtos de limpeza. No cumprimento das tarefas, a alegria e a torcida reinaram absolutas até o final da competição, com direito a medalhas de ouro, prata e bronze para as equipes até o terceiro lugar, por turno.

Susney Jerônimo, diretora da Escolinha Tio  Tofe, avalia positivamente todo o trabalho desenvolvido na APAE este ano. “Crescemos muito graças ao trabalhão de toda a equipe e a Semana foi um sucesso com várias atividades, participação dos pais, integração com a comunidade e tudo saiu muito bem, graças à nossa equipe que trabalhou junto, todos de mãos dadas, inclusive a família e voluntários. Muito bom, com certeza, a semana está apresentando excelentes resultados”, destaca. 

À frente da APAE há dois anos, Susney fala das dificuldades da instituição na cidade. “Como acontece em todas as Apaes, a maior dificuldade é a parte financeira. Digamos que matamos um leão por mês. Temos 11 funcionários do Estado, 11 cedidos pelo Prefeitura e mais 18 funcionários pagos pela APAE, incluindo, claro, os encargos sociais”, aponta, indicando os recursos. 

“- Temos os convênios com o SUS, o Fumas do Governo Federal, Cemig, Fundef do Governo Federal e a subvenção anual da Prefeitura, todos fixos, sem o reajuste ideal capaz de acompanhar a alta dos serviços, o que vem onerando ano a ano a entidade”, analisa, agradecendo os voluntários e as contribuições recebidas.

 

Voluntários: o prazer em servir

Voluntários presentes nas atividades falam da importância da instituição: 

“- Eu gosto de ajudar e é uma ajuda mútua, porque eu venho ajudar e isso me ajuda muito, dá a sensação de bem estar, do dever cumprido, me faz muito bem” (Margareth Miranda Reis).

 “- Há dois anos, sou voluntário nas festas da APAE e venho com carinho, fico muito feliz por poder fazer a alegria dessas crianças que são como todas, mas que precisam de apoio, de carinho e atenção especial. Enquanto vida eu tiver vou estar aqui de coração com o algodão doce, a pipoca, enfim,  o que precisar” (Araújo, sempre adoçando a alegria das crianças com a sua especialidade, o algodão doce).

“- O trabalho da Apae é excelente, o tratamento, acompanhamentos dos alunos para nós é muito importante. Minha filha lê, escreve muito bem, é ativa, alegre, participativa, vem para a escola com gosto e a gente tem que prestigiar estes momentos” (Abigail da Silva, mãe de R, 12 anos, estudante da Escolinha Tio Tofe há três anos). 

“- Minha filha não desenvolvia nas outras escolas, desde o pré, ela veio pra cá e virou outra. Aqui há um acompanhamento todo especial e a gente  vê que os filhos da gente são como os outros, têm as mesmas oportunidades. Estou feliz e minha filha também. Só que a sociedade precisa participar mais, prestigiar estes momentos como a gincana é importante para  os alunos e para a escola ” (Maria Isa é mãe de I, de 13 anos, que há cinco anos estuda na Escolinha Tio Tofe).

 

“- Quando ela veio pra cá não sabia nem ler, diziam que ela não ia aprender e hoje lê, escreve, participa das atividades, uma beleza, graças à atenção, ao trabalho de todos aqui na Escolinha. Sou muito grata pelo que fazem para  minha filha, para mim e a nossa família” (Waldirene Aparecida Silva é mãe de I, de 12 anos, que freqüenta a instituição há três anos).