Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

12º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Edição nº 1475 - 24 Julho 2015

Os escritórios da Emater já começaram a receber as amostras de café dos produtores das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas para o 12º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. 

Os produtores podem concorrer com o café tipo arábica nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado. A participação é isenta de taxas ou qualquer ônus para os participantes. A entrega das amostras nos escritórios da Emater deve ser feita até o dia 8 de setembro.

De acordo com a Emater,  ao todo, são três etapas de avaliação com análises física e sensorial, feita  por uma comissão julgadora composta por no mínimo dez profissionais da área. As etapas de análises das amostras são realizadas entre setembro e novembro, nos finais de semana.

Os vencedores receberão certificados e prêmios. Entre os vencedores, os dois que obtiverem a melhor pontuação de cada categoria serão eleitos os melhores cafés de Minas Gerais. Também será entregue a Medalha Destaque em Sustentabilidade, oferecida a um produtor pela participação no programa Certifica Minas Café.

Em 2014, o concurso contou com a participação 1.025 amostras de café. Os vencedores das duas categorias foram da Zona da Mata. O produtor Greciano Lacerda Mourado, do município de Espera Feliz, ganhou na categoria Cereja Descascado e, Roberto Carlos de Miranda, de Araponga, foi o campeão na categoria Café Natural.