Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Roberto Crema lança livro e CD ‘Mensagens do Deserto’

Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

O psicólogo, reitor da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), Roberto de Souza Crema, lançou uma nova obra,  'Mensagens do Deserto',  composta de 16 poemas, oito deles comentados. Conforme o autor, os poemas foram escritos por ele em oito madrugadas de 1991, na inspiração inusitada do que metaforizou como O Vento do Deserto.

 De acordo com Roberto, os poemas nasceram a partir do momento em que lhe foi dito, em sonho: “Ouça a mensagem dos camelos no deserto”, na manhã da inauguração da Cidade da Paz, em abril de 1988. Em agosto do ano seguinte, no encerramento do seminário de Introdução à Visão Holística, Roberto viveu outro sonho. Já na madrugada de 8 de maio de 1991, despertou sentindo a necessidade de escrever. Sem hesitar, foi até o escritório, sentou-se em postura receptiva de meditação, ouviu e escreveu a primeira mensagem do deserto. Assim os poemas nasceram, “a partir de um estado de consciência não dual, de comunhão com todos e tudo, numa atitude receptiva de plena atenção, a mensagens fluíam naturalmente”.

 Sobre os versos comentados, explica Roberto: “São textos que abrem ao leitor uma janela para vislumbrar a profundidade de significados existentes na observação de arquétipos e simbologias.  E, principalmente, revela o chamado íntimo que se pode ouvir ao permitir-se a verdadeira presença  no instante. Tudo tem valor de mensagem, quando a escuta está presente”.

O livro de 166 páginas, vem acompanhado por um conjunto de oito cartões-poema ilustrados e um CD com 23 poemas musicados, realizado em parceria com o grande músico, multi-instrumentalista,  Marcus Viana.  Os poemas musicados, cinco são de sua autoria, os demais escritos, oito por Rabindranath Tagore,  quatro por Fernando Pessoa e os demais são de autoria de Fernando Pessoa, Marta Maria, Confúcio, Omar Khayyam, Kabir e Jalaluddin Rumi. 

 

Quem é Roberto Crema

Roberto Crema é sacramentano, filho de Elza de Souza Crema e de Sílvio Crema (Lelé) de saudosas memórias, formou-se em Ciências Sociais,  Antropologia e em Psicologia. No seu vasto currículo estão diversas realizações e formações humanísticas: Análise Transacional, Gestalterapia, Terapia Familiar, Bioenergética, Abordagem Centrada na Pessoa e Biodança. Em 1981 encontrou-se com Pierre Weil e, através do Cosmodrama mergulhou no movimento Transpessoal. Em 1987, com Pierre Weil, Jean-Yves Leloup e Monique-Thoenig, coordenou o I Congresso Holístico Internacional (I CHI), que impulsionou a fundação da Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ). Após a passagem de Pierre Weil, em 2008, assumiu a reitoria da UNIPAZ.

 No dia 15 de abril, Roberto lançou em Sacramento, o livro “O Poder do Encontro”