Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Outubro Rosa: a importância do diagnóstico Precoce

Edição nº 1593 - 20 de Outubro de 2017

O câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado de células, determinando a formação de tumores malignos. Em estágios iniciais, o câncer de mama pode não apresentar sintomas, mas é muito importante ficar atento a certos sinais: inchaço, pele enrugada ou com depressões, pele descamativa ao redor do mamilo, secreção espontânea e alterações no mamilo. 

Não existe uma causa única para o câncer de mama e sim alguns fatores que podem aumentar o risco da doença, como: idade; primeira menstruação antes dos 12 anos de idade e menopausa após 55; primeira gravidez, após os 30 anos ou não ter tido filhos; fumo e consumo excessivo de álcool; sobrepeso ou obesidade; não praticar atividade física regularmente e exposição frequente a raios-X.  

Outros fatores importantes são o histórico familiar de câncer de mama e/ou ovário em parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) que tenham tido a doença antes dos 50 anos; fazer reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por tempo prolongado. 

O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. Em relação à avaliação das mamas preconiza-se que, mulheres de 40 a 49 anos devem realizar o exame clínico das mamas e de mamografia, se existir indicação da equipe de saúde.  Já mulheres de 50 a 69 anos devem realização o exame clínico das mamas e a mamografia de 2 em 2 anos, ou em intervalos menores dependendo do resultado da mamografia anterior. 

 

Mulher,  conheça o seu corpo

Conhecer o seu corpo e se cuidar é muito importante. Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas, por isso algumas dicas: 

. De pé em frente ao espelho, observe o bico dos seios, superfície, e contorno das mamas.

. Ainda em pé de frente ao espelho, levante os braços observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas. 

. Deitada com mão direita apalpe a mama esquerda, faça movimentos circulares suaves, apertando levemente a ponta dos dedos. Faça o mesmo com a mão esquerda na mama direita. 

. No banho com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo com a mama esquerda. 

Após esses procedimentos, se você perceber alguma alteração na mama procure a equipe de saúde mais próxima da sua casa.

E, neste mês de outubro os PSFs criaram horários alternativos de coleta de exames, campanhas e grupos que promovem a conscientização e prevenção da população.