Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

SPRS realiza noite de homenagens e confraternização com associados

Edição nº 1547 - 02 de Dezembro de 2016

Os produtores rurais, Maria Célia Cano da Silva (Categoria Tradição), Edélcio Nunes Aguiar (Categoria Inovação Tecnológica) e Paulo Antonio de Oliveira Souza Filho (Categoria Produtor Jovem) receberam o “Troféu José Pandó”, a maior honraria do Sindicado dos Produtores Rurais de Sacramento - SPRS, criado para homenagear os associados que se destacam pelos relevantes serviços prestados ao município no setor agropecuário.

A homenagem foi prestada pelo presidente do Sindicato, Hermógenes Vicente Ribeiro, e diretores da entidade, na festa anual de confraternização dos associados, realizada no Pacheco's Buffet, na noite da última sexta-feira 18.
O troféu tem como patrono o primeiro presidente e fundador da Associação Rural de Sacramento, José Afonso Borges, conhecido como José do Pandó, em 1958, e transformada em Sindicato em 29/7/66, através de Carta Sindical, na gestão do então presidente, Antonio Rodrigues da Cunha Jr (Moreno).
Ao homenagear os produtores agraciados com o Troféu José Pandó, o presidente  Hermógenes Ribeiro destacou a importância da noite festiva: “É com grande alegria que nos  reunimos, num momento de confraternização e   homenagem aos nossos produtores rurais, os quais aqui hoje representam todos vocês, que de  sol a sol ou debaixo de chuva, a cada ano têm uma história para contar, e são essas suas histórias de vida que nos dão  o exemplo da importância de cultivar a terra e criar seus rebanhos para que tenhamos o pão nosso de cada dia. Continuemos acreditando e produzindo, certos de que o futuro será construído por todos”, afirmou, agradecendo a Deus, aos associados  e parceiros.
A noite de confraternização e homenagens foi abrilhantada pela banda Avelar,  em clima de muita alegria e descontração.

 

Quem são os homenageados com o “Troféu José Pandó

Maria Célia Cano da Silva 75, natural de  Guapuã (SP), aos  17 anos casou-se com César Augusto Balan da Silva, pais de três filhos Luiz Gustavo, Maria Consuelo e Paulo César. Anos depois de casados, Maria Célia e César deixaram o sítio onde moravam e mudaram-se pra São José da Bela Vista, onde César passou a arrendar  terras, no município de Guará (SP). Em 1984, a família adquiriu uma pequena propriedade no município de Perdizes. Empreendedores de visão, Maria e César e os filhos desenvolveram uma tecnologia de ponta na produção de grãos. Com o resultado de muito trabalho, adquiram outras propriedades no município de Perdizes  e Sacramento. Em 2000, com o falecimento do marido, Maria Célia permanece à frente dos negócios, juntamente com os filhos Luiz Gustavo e Paulo César, mais conhecidos como os “Irmãos Pradim”.
 Hoje, na sua bela idade, Maria Célia continua sua saga ao lados filhos, filhos, netos e bisneto, revelando-se ainda como uma cidadã que é exemplo de vida para todos, de humildade, honestidade e muito trabalho.  Uma vida digna de se contar e lembrar, o que lhe valeu a mais importante honraria do SPRS, o Troféu José Pandó, como Produtora Rural Tradição.

Edélcio Nunes de Aguiar 52 foi homenageado na categoria Produtor Rural Inovação Tecnológica. Sacramentano, nascido e criado na fazenda Santa Maria, casado há 25 anos com Gasparina de Carvalho,  pais de Jaqueline.  Desde pequeno, Edélcio acompanhava seu pai, Paulo Nunes de Aguiar, no trabalho rural. Hoje, Edélcio  segue os exemplos de seu pai na lida diária na propriedade, com muito esforço e dedicação. Sempre buscando melhorias, foi estruturando  sua atividade e desenvolvendo projetos inovadores, como o programa Balde Cheio. Sob a orientação técnica do médico veterinário Marcos Vinícius, melhorou o manejo, a reprodução, a alimentação do rebanho, obtendo um aumento da produção de 80 para mais de 400 litros de leite diários, tornando-se um grande exemplo de que numa propriedade pequena se consegue ter bons resultados com inovação e tecnologias, fazendo jus ao Troféu José Pandó e tornando-se referência à classe produtora.
Paulo Antonio de Oliveira Souza Filho 28 é agropecuarista. Carinhosamente conhecido por Tó, é filho do sacramentano, Paulo Antonio de Oliveira Souza e Lenice da Cunha Rezende & Souza. Desde criança acompanhou o pai na fazenda, aprendendo sobre os cuidados e manejo das lavouras, da pecuária e também na administração dos negócios. Concluindo este ano o curso superior de Gestão de Agronegócio, dá prioridade aos estudos com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos, como os cursos de extensão universitária, Armazenagem de Grãos e Bolsa de Valores. Paulo Filho é um jovem de visão, que sabe da importância da busca de melhores produtividades, lucratividade com respeito à terra e toda cadeia produtiva. Seu empreendedorismo e sua juventude valeu-lhe o Troféu José Pandó na categoria Produtor Rural Jovem.