Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fragmentos da história do CAS

Edição nº 1526 - 15 de Julho de 2016

A maioria dos clubes do interior do país, principalmente na região Sudeste, iniciaram sua formação nos anos de 1900, porém se consolidando após os anos de 1940, quando as  cidades de pequeno porte passavam por um lento processo de urbanização e estruturação social.
As capitais dos estados do Sudeste sempre tiveram os seus grandes clubes,  fundados num período que vai de 1880 até por volta da década de 1930. Os clubes da cidade de Sacramento vieram também de um levante no final da década de 1940 e início de 1950.
 O Sacramento Clube não possuía  sede até o ano de 1953. A elite sacramentana reunia-se para bailes de gala ou apenas carnaval ou outros bailes menores, nas dependências da máquina de beneficiar café do senhor José Ribeiro de Oliveira, a Catação de Café do Dr. Juca, que ficava na avenida Benedito Valadares. Nesse espaço havia bailes e festas de grandes proporções.
Sebastião Schifini, Nicolau Schifini, Arthur Belém, Aristol Castor, Fio, Primo Belém, Sérgio Marques, Zezim Buta, Zé Belém, Frederico Filho, Zezim Gomide,  todos atletas, jogavam futebol  em frente onde  é hoje a rodoviária, em frente à Santa Casa de Misericórdia. Em, 1916 solicitaram ao prefeito municipal (Cel José Afonso de Almeida-1905/1921. Grifo Nosso), que construísse um local apropriado para a realização de treinos periódicos para a prática desportiva e futuros jogos. Como resultado, nasceu em 1917,  o Clube Atlético Sacramentano (CAS), fundado no segmento dos clubes das capitais.
Foi inaugurado um estádio criado pelo Coronel José Afonso,  no espaço que havia ao lado da Estação dos Bondes, exatamente,  onde hoje é o campo dos Marianos. Era um estádio coletivo,  não muito valorizado, onde as equipe treinavam e jogavam. Suas dependências ficaram sem representação alguma até a segunda metade dos anos de 1920, ano em que Odorico Tormin assumiu a sua diretoria.
Porém este vem a ser transferido a trabalho para a cidade de São Paulo, sem antes realizar grandes eventos. E num período de 14 anos, o CAS ficou esquecido, pois não havia um diretor à frente, foi quando Sebastião Schifini resolveu assumir sua diretoria, elevando o nome do clube no ano de 1934, com o estádio totalmente reformado. Dando novos ares ao esporte municipal.
Os jogadores que treinavam e jogavam na periferia por todos os anos, de 1930 e 1940, foram os responsáveis pelos principais jogos realizados nas  novas dependências do estádio, período em que os jogos eram combinados com jogadores da zona rural e as partidas realizadas nos espaços físicos dos “campos de futebol” da zona rural, pois na cidade as partidas eram  realizadas no estádio do CAS.
No mandato do prefeito Dr. João Cordeiro  (1951/1954), iniciou-se a construção do novo estádio municipal, especificamente em 1951, sendo a  sua inauguração em 03/08/1952. O  evento contou com uma grande contenda  entre a equipe da cidade de Patrocínio, contra a equipe municipal, representada pelo Clube Atlético Sacramentano.  Após a inauguração  do estádio municipal, treinavam nas instalações apenas o CAS e o recém fundado,  Sacramento Esporte Clube, o Sucuri.
 O prefeito Dr. João Cordeiro era um esportista, fez parte, até mesmo, do Clube Atlético Mineiro (CAM), como jogador em sua juventude, em Belo Horizonte. Quando prefeito,  percebe a necessidade de a cidade agregar os valores pertinentes à prática desportiva. Seria importante passar a ter um clube que agregasse os valores do esporte na cidade e na zona rural. O estádio do Clube Atlético Sacramentano seguia esquecido lá nas “máquinas”, e o estádio municipal estava a todo vapor,  sendo sede de vários eventos. Então, o estádio municipal vem a ser doado como sede do Clube Atlético Sacramentano, tendo sua reinauguração em 08/03/1957, ano em que a cidade passaria a ter um nome de peso nos eventos regionais.
Algumas curiosidades: Em 06 de janeiro de 1918, no dia dos Santos Reis, a equipe do CAS jogou em Uberaba contra a equipe municipal um jogo apertado, tendo como resultado 2 X 0 para a equipe de Uberaba. Porém, em retribuição,  a equipe de Uberaba veio jogar nas dependências do CAS em 20 de outubro do mesmo ano, o  CAS então  venceu por 2 x 1. Dizem que esse jogo foi um dos últimos eventos públicos de que o Sr. Eurípedes Barsanulfo participou, devido a sua importância para a cidade.
Em 1961 a diretoria da Clube Atlético Sacramentano procurou a Liga Araxaense de Futebol para se filiar à Liga Regional. Foram orientados a convidarem outras equipes da cidade para participarem da filiação para que na cidade houvesse um campeonato municipal. Foram convidadas as equipes do Marianos que não demonstrou interesse e o XIII de Maio, que se filiou. Logo no ano  seguinte foi realizado o primeiro campeonato municipal, sagrando-se campeão, o time do XIII 13 de Maio.