Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fogo atinge depósito de veículos do Detran e destrói veículos

Edição nº 1539 - 7 de Outubro de 2016

No sábado 24, por volta das 16h, a PM foi acionada por Alonso da Silva Ribeiro 66, a comparecer no depósito de veículos apreendidos na estrada da Rifaininha. No local, Alonso, responsável pelo deposito do Detran , informou que tomou conhecimento do incêndio através de terceiros ,  e que ao chegar ao  local com seu filho,  deparou-se com vários veículos em chama.
Segundo Alonso, imediatamente solicitou o caminhão pipa da prefeitura para apagar o fogo, mas devido à demora, cerca de 80 sucatas de veículos que foram removidos do antigo pátio da Delegacia foram queimados.
 Conforme o BO, não foi possível identificar os veículos queimados devido à alta temperatura do local. Alonso informou ainda que no local não havia material para ignição do fogo e que suspeita de que o incêndio tenha sido provocado, pois o fogo iniciou próximo ao muro . A Delegacia Regional de Araxá foi acionada para pericia e a área ficou isolada.
 O delegado Rafael Jorge (foto), questionado sobre o procedimento para leiloar os mais de 300 veículos apreendidos, que estão no depósito administrado por Alonso Ribeiro, através de convênio com a  Secretaria de Trânsito, esclarece que nem todo veículo é leiloado de imediato.
“- Alguns estão vinculados a procedimentos judiciais, inquérito e são apreendidos e a guarda tem que ficar sob a responsabilidade do dono do pátio até o desenrolar dos processos. Outros, que já foram perdidos e tiveram o seu fim judicial têm que cumprir o que foi determinado pela justiça,  para ser destruído ou leiloado. Outros ainda, aqueles apenas com débitos de tributação, após algum tempo,  são leiloados”, informou.
Segundo o delegado, atualmente, a Polícia Civil não participa mais de nenhuma fase do trâmite do leilão. “O próprio dono do pátio, é que entra em contato com o leiloeiro credenciado pelo Detran e eles fazem o procedimento”, esclareceu, ressaltando que o leilão não foi realizado por pendência junto ao Detran do dono do pátio.
“- O que pega aqui em Sacramento é que o Alonso tem uma pendência junto ao Detran, ele precisa fazer o credenciamento junto ao órgão, para dar andamento ao leilão. A partir do momento que ele se credenciar recebe autorização para realizar o leilão das sucatas e dos veículos aptos para serem leiloados”, justificou.  
A respeito do incêndio, Rafael Jorge explica que foi instaurado inquérito, mas a princípio não há suspeitos.
“- O fogo, ao que parece começou no entorno do pátio, que é cercado por uma extensa área de pastagens. E, a princípio, parece que esse fogo chegou até lá e acabou atingindo o depósito. O perito esteve no local, mas a priori não há suspeito”, finalizou o delegado da Polícia Civil de Sacramento, Rafael Jorge.