Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bilharinho lança o segundo volume da Trilogia sobre Uberaba

Edição nº 1503 - 5 fevereiro de 2016

O advogado, escritor e pesquisador Guido Bilharinho (foto) , através do Fundo Municipal de Cultura está lançando a trilogia sobre Uberaba, intitulada  “Literatura e Estudos Históricos em Uberaba”. Os dois primeiros volumes já foram lançados.
Conforme justifica Bilharinho, no volume 1, “A literatura e os estudos históricos em Uberaba desenvolveram-se no século XIX, mais do que em outras cidades interioranas de igual porte”. O escritor destaca o vigário Silva, como  o primeiro historiador da cidade, com a “História Topográfica  da Freguesia do Uberaba – Vulgo Farinha Podre”, escrito em 1826, dez anos antes de Uberaba ser elevada a vila ou município.
 No volume, o autor faz ainda uma análise de poesia, enfocando o Modernismo e a discursividade dos anos  40 e 50; a Vanguarda dos anos 60 e 70, cujo maior representante uberabense foi Jorge Alberto Nabut. Segue pelos anos 60, 70, 80 e 90, com enfoque em Terezinha Hueb de Meneses, a introdutora do Construtivismo Poético na cidade. Ainda no volume 1, análise de  romances de escritores uberabenses, dentre eles Vila dos Confins, de Mário Palmério e, uma abordagem na História, destacando-se  dentre  outros, Hidelbrando Pontes.
O segundo livro da trilogia de Bilharinho, que se consagra como um dos maiores escritores uberabenses, trata dos periódicos culturais de Uberaba, uma análise sobre todos os informativos que foram lançados na cidade, desde o primeiro Almanaque Uberabense, em 1895. Incluem-se ainda no volume 2, os periódicos  eletrônicos das universidades uberabenses. 
No terceiro livro - que segundo o autor já está concluído - ele  fala sobre informações da cidade.