Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Encontro reúne sanfoneiros na cidade

Edição nº 1492 - 20 de Novembro de 2015

Sacramento sediou no domingo 15, pela primeira vez, o  Encontro de Acordeonistas e Sanfoneiros, na sua 11ª edição. Os dez primeiros encontros foram realizados em cidades do Estado de São Paulo e um em Minas, em Uberlândia, sempre pelo casal sanfoneiro, João Bizinotto e Eliana Paula de Oliveira. 

Em Sacramento o evento alcançou um grande sucesso, com a presença de .... acordeonistas de várias regiões do país, entre eles, dois dos maiores mestres do instrumento, o goiano  Nhozinho e o gaúcho Luiz Aragano.

  Por volta das 11h30, o salão de festas da Paróquia d'Abadia já estava lotado, o que para o casal anfitrião foi uma alegria. “Estamos muito felizes, é uma uma grande satisfação. Maravilhoso. Muita gente. um público muito bom, o que significa que a  aceitação foi muito boa. Muitos músicos  e vai chegar muita gente ainda...”, já comemorava João Bizinoto ao lado da esposa, Eliana Paula.

O gaiteiro gaúcho, Luiz Aragano, que nunca perdeu um encontro, em entrevista ao ET lembrou que já esteve tocando em Sacramento uma vez e chamava atenção pelo típico traje: lenço, bombacha (calças largas), botas, guaiaca (bolsa de couro cru presa à cintura), chapéu (aba longa e plana e copa baixa) e claro, a cuia e bomba para apreciar a inconfundível bebida rio-grandense, o chimarrão. 

“- Muito salutar este encontro. Nunca perdi um, já estive em Sertãozinho, Ribeirão Preto, Uberlândia. O encontro é tudo de bom e com isso vamos preservando  a tradição da gaita, como chamamos o instrumento no Rio Grande do Sul”.  Luiz Aragano  que faz dupla com o também gaiteiro, Xodozinho, já gravou oito CDs e  quatro DVDs. 

Francisco Adão Gonçalves, o Nhozinho Goiano também diz que que nunca perdeu um encontro. “São 11 encontros e cada um melhor do que o outro. Aqui a gente tem a oportunidade de mostrar o nosso estilo e conhecer o dos outros, conhecer sanfoneiros novos, aliás está vindo  aí uma grande geração de sanfoneiros”, avalia.

Mas grande mesmo é Nhozinho. Com longa carreira, começando com o velho vinil, informa que prensou 16 discos LPs (Long Playing), os famosos 'bolachões', além de vários CDs. “Desde 1960,  mais ou menos, estou na estrada. Já fiz duplas, trios, comecei no tempo do vinil, dos LPs e hoje estamos com  CDS e a gente está aí fazendo história. Acordeom nunca vai acabar”, afirma, com uma alegria e simpatia ímpares.

O músico sacramentano, Jaime Geraldo Gonçalves Borges, Jaiminho da Sanfona, aguardava, visivelmente emocionado, a sua apresentação. “O coração está batendo forte por ver tantos acordeonistas reunidos...”, afirma, recordando como tudo começou. 

- “A gente começa arranhando, ainda criança manifestei minha paixão pela sanfona até que, aos 12 anos peguei pra valer, até montar a banda Hot Machine do Forró (Máquina Quente do Forró)  e estamos aí fazendo a alegria das pessoas nas festas. E, no palco  Jaiminho e a Banda arrancaram aplausos ao rasgarem as acordeons com Capricho Cigano  e houve até que arriscasse uns passos do tango entre o pessoal da cozinha. 

Outro sacramentano que prestigiou o encontro e elogiou a iniciativa de João Bizinotto, foi o jovem Rodrigo Kassabian Paiva, que também começou ainda criança no acordeom. Aliás, dava shows nas festas da escola, arrancando aplausos dos presentes. “Isso valoriza a música, traz união entre os músicos, uma oportunidade de conhecer uns aos outros e uma grande festa, onde a gente pode ver todos se apresentando. Parabenizo o João  e a Eliana pela iniciativa desse grande evento. Que venham outros, porque vale a pena”. 

Também o músico José Francisco, o Zezinho, violonista que agora se dedica ao aprendizado do acordeom prestigiou o encontro. “Muito boa ideia. Não pensei que fosse dar certo e reuniu muita gente, tanto para apresentar como para prestigiar e tudo sanfoneiro de primeira. A gente fica emocionado de ver e ouvir”.