Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

De olho na rede

Edição nº 1460 - 10 Abril 2015

ÁREA AZUL

A Câmara Municipal de Sacramento realizou nesta quinta-feira 9, no plenário do Paço Municipal, audiência pública para tratar da implementação do sistema  de 'Área Azul' em na cidade. A proposta, apresentada pelo vereador Mateus de Paula Pereira, está prevista no Art. 24, inciso X, do Sistema Nacional de  Trânsito, que dá competência ao Executivo para elaborar a lei com aprovação da Câmara. O assunto rendeu comentários nas redes sociais.

Maykon Nascimento: Esperamos que saiam bons resultados, principalmente para o comércio que depende de seus clientes, que não têm lugar para estacionar. Está triste ver a situação, então, quanto maior for a criatividade do vendedor, ajuda do governo, melhor para nossa cidade.

Alexandre  Jerônimo Correa: Passou da hora de ter alguma cobrança...

Maiko Palhares:  A audiência pública é para sanar as dúvidas da população e acatar algumas sugestões e  apresentarão ao prefeito o anteprojeto, podendo ele acatar ou não a implantação da área azul, que a  meu ver é de extrema importância, visto termos no centro da cidade alguns comerciantes meio sem noção, estacionam seus próprios carros nas proximidades às 7 da manhã e só os removem às 18 horas... 

Tulio Costa: Sou a favor, pois, vai organizar e otimizar os espaços para estacionamento do centro da cidade, propiciando mais vagas para os munícipes que utilizam do comércio, como também para os visitantes de outras cidades. Isso é modernização e organização.

Rafael Limido: Se tiver um bom planejamento, será uma boa opção.

Orlando Gonçalves de Faria: Se isto acontecer, a cidade vai melhorar. Conheço tantas cidades que melhoraram, porque Sacramento não?

Victor Gobbo: Sou contra a área azul. Acho que dá pra melhorar de outras formas. Aumentar as mãos únicas, repensar os pontos de carga e descarga, retirar a elevação em frente ao posto, que atrasa o trânsito. Identificar e orientar os comerciantes que estacionam na área central. Fazer estacionamento em 45graus em frente aos bancos. Pagar para estacionar vai afastar os mais pobres.

Leandro Pereira:  Pra mim é mais um meio, entre tantos, de arrecadar dinheiro e melhoria pro cidadão, que é bom mesmo...

José Bonifácio Silva: Você já se imaginou tendo de pagar pra estacionar na porta de sua casa? Isso poderá acontecer com a 'zona azul'.

Carlos Henrique Melo Borges: Perante ao que apresentaram na audiência sou contra a área azul, o  que apresentaram é fora da realidade de Sacramento.

Thiago Scalon: Estive na audiência pública realizada na Câmara. Serviu para consolidar meu pensamento contrário à instalação da 'Área Azul', e deixo para reflexão 07 motivos: 1º - Para desanuviar o trânsito, uma campanha de conscientização surtiria um efeito muito melhor que punir com pagamento e multa para quem para na zona azul. 2º - Se alguns comerciantes e seus empregados deixarem seus carros em outras quadras, já aliviaria bastante o trânsito. 3º - Não existe política de incentivo para o uso de transporte público, o que ajudaria a minimizar o trânsito, ou mesmo o uso de bicicletas. 4º - Com o projeto binário, aumentaria o fluxo e número de vagas.  5º - Quem ficaria responsável pela aplicação de multas é a Polícia Militar, ou seja, são 20 ruas existentes no anteprojeto, temos um contingente policial de pouco mais de 30 policiais para trabalhar 24 horas. Acabaria que, parte do efetivo policial ficaria por conta de aplicar multas. 6º - Sacramento seria a primeira cidade do Brasil de pequeno porte, a receber o projeto, que está baseado no projeto existente em São Sebastião do Paraíso: http://www.paraiso.mg.gov.br/.../Lei3745-CriacaoZonaAzul.pdf.  7º - O anteprojeto determina a outorga de concessão de exploração dos estacionamentos rotativos, ou seja, a 'zona azul' seria gerida por um terceiro, não o município.

Beto Scalon: É, estamos diante de um mundo colorido! Temos área verde já consolidada, que pela lei seria 12%. Área azul com um custo altíssimo para quem parar lá e ainda será multado nela. Poderíamos aproveitar e acabar de separar todas as áreas restantes em cores: Área Branca para quem quer a paz, com um custo ainda maior, em torno de R$ 2.580,00 por minuto sendo que o poder público ainda não garante a integridade física de quem estacionar lá. A área Vermelha, que você não paga nada para entrar, mas também não o deixam sair com nada de lá, inclusive o seu sangue, que fica escorrido pelo chão. A área rosa, onde quem consegue ir para essa área, não vai pagar nada, só desfrutar do lazer. Condição: tem que ir muito chic, carros bons e que não queira nem saber das outras áreas. E quem não gosta de mim pode ir pra lá, que nem perto eu passo. A área marrom amarelada, que servirá para o resto da população que, às vezes, nem sai de casa. Acreditaram num mundo melhor e se decepcionaram. Essa área é reservada para nós, a maioria esmagadora. Essa área terá um mau cheiro terrível, muito lixo espalhado, porque ninguém recolhe, tocos com mosquitos da dengue, muitas pessoas com dengue e sem remédios e médicos, sem estradas decentes para circular. Será de fato um local esquecido. Essa área nunca foi assim, é uma área que está transformando Sacramento...

 

Cleide Jerônimo: Misericórdia! !! Até onde vão nos explorar? 

 

OS TOCOS DE PALMEIRAS EM DESTAQUE NA TV

Maiko Palhares: Como já foi alertado, os tocos de coqueiros estão servindo para proliferação do mosquito da dengue. Vejam a matéria feita em Sacramento pela TV regional. http://globotv.globo.com/…/palmeiras-em-vias-centr…/4098557/

Luciana Alves Batista: Que tal criar minhocas nos cochos e pescar nos tocos de coqueiro e nos buracos das ruas? 

Rafael Catani:  A culpa, com certeza, deve ser da população que não faz a sua parte, né? Se não fosse trágico, seria até engraçado.

 

Daniela Gomide: Sacramento não é manchete pra nenhuma notícia boa faz tempo, hein!