Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

EMATER apresenta Relatório Anual de Atividades

Edição nº 1409 - 11 Abril 2014

A equipe da Emater de Sacramento, formada pelos engenheiros agrônomos, Roberto Carlos Mendes e Alysson Rodrigues de Jesus Sousa, e a secretária Flávia Virgílio, atendendo ao convênio firmando entre aquela instituição e a Prefeitura, apresentou aos representantes dos poderes Executivo e Legislativo o Relatório Anual de Atividades (RAA). A reunião, realizada no auditório do Centro Administrativo, dia 27 de março,  contou com a presença do prefeito Bruno Scalon Cordeiro; vice-prefeito Geraldo Magela; secretário de Agricultura Ricardo Brischi; vereadores, dentre outros. 

Dentre os temas abordados, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pela Emater no município, dentre elas:

- A implantação do Minas Leite, programa estatal,  que associado ao acompanhamento técnico, busca profissionalizar o produtor da atividade leiteira, proporcionando melhor gestão da propriedade rural. 

- O PAJ (Programa de Aprimoramento do Jovem Produtor de Leite), cuja proposta é a capacitação de jovens rurais, visando estimular a permanência deles no campo, através de informações técnicas, aprimoramento de sistemas de produção e a estruturação de projetos produtivos na pecuária leiteira. 

- A Feira do pro-Genética, que proporciona ao produtor, o acesso a um gado de melhor qualidade genética, contribuindo para o aumento da produção e da renda do pequeno e médio produtor rural e, para a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino no município e região.

- O PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar - conhecido como Merenda Escolar, consiste na transferência de recursos financeiros do Governo Federal,  em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios, para a aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar.   

- O PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, também do Governo Federal, criado para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil, promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

De acordo com o engenheiro Roberto Carlos Mendes, outras implantações apresentadas, foram as do PNAE e PAA, ambos programas do Governo Federal, que visam, principalmente, o fortalecimento da agricultura familiar, através de mecanismos de comercialização que favorece a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações. 

Em todos os programas desenvolvidos,  a EMATER participa diretamente, na elaboração de projetos, capacitação dos profissionais envolvidos na parte funcional e também, com orientação e apoio técnico aos produtores.

“Através dos programas apresentados e de orientações técnicas, por exemplo, sobre associativismo, soja, café , milho, hortaliças , crédito rural, bovinocultura de leite e corte, o escritório local da Emater atendeu mais de 520 produtores sem repetição, dentre esses, agricultores familiares, jovens e público urbano”, destacou Mendes na reunião com os representantes do governo.