Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Vila dos Confins será filmado no Desemboque

Edição n° 1267 - 22 Julho 2011

O  cineasta João Batista Andrade se prepara para  mais um desafio, vai colocar nas telas dos cinemas o livro do escritor Mário Palmério, Vila dos Confins (1956), tendo como cenário principal, o histórico povoado do Desemboque. 

Andrade, acompanhado da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, apresentou, ao governador Antonio Anastasia, no dia 5 de julho,  o seu mais novo projeto - o filme "Vila dos Confins", que será inteiramente rodado na região do distrito Desemboque, no município de Sacramento. 

 A secretária Eliane Parreiras e o secretário Nàrcio destacaram  a importância da produção que mostrará uma parte importante da história mineira. "É uma homenagem mais do que justa e um resgate da obra do grande escritor Mário Palmério, que ao lado de Guimarães Rosa, compõe o rol dos escritores que, de certa forma, adotaram o sertão mineiro como personagem".  O  projeto conta com investimentos da Secretaria de Estado de Cultura, através do Minas Film Comission. João Batista Andrade já assinou com  Marília Palmério, filha do escritor, já falecido, o contrato para adaptação da obra Vila dos Confins

 A nova produção marca a volta de João Batista de Andrade ao seu estado natal. O cineasta João Batista Andrade, que nos anos 50 saiu de sua terra natal,  Ituiutaba, para uma consagrada carreira cinematográfica no Brasil e no exterior, é o responsável pelo premiado filme, 'O Homem que Virou Suco'.

Para o cineasta, "o objetivo da produção é resgatar a memória de um romance que foi muito saudado na época com a publicação de várias edições, mas que precisa ser mostrado para as novas gerações". Lembrando que o filme marca uma volta às origens, revelou que os protagonistas principais serão o ator Lima Duarte, que nasceu no Desemboque, e a atriz Letícia Sabatella, mineira de Belo Horizonte.

Andrade revela ainda que a história contada por Mário Palmério faz parte de sua formação cultural, afetiva e histórica. "Estudava no Colégio Triângulo em Uberaba, em 1956, mesmo ano em que o Mário Palmério estava escrevendo o "Vila dos Confins". Então, eu convivi de perto com este mundo retratado pelo livro. O jogo político da época, as grandes caçadas e pescarias, tudo me é familiar. Por isto estou ligado emocionalmente a este novo projeto", relembra João Batista. 

João Batista adiantou ainda que o ator Lima Duarte virá até o Desemboque, sua terra natal, para apoiar ações de preservação histórica de sua cidade. “Como se sabe, o povoado que historicamente exerceu um grande papel - sendo o ponto de partida de bandeirantes e desbravadores para a ocupação e desenvolvimento de todo o Triângulo Mineiro -  está em franca decadência. É preciso fazer algo antes que Desemboque, hoje com poucos habitantes, simplesmente desapareça”, alertou.

No seu blog, o cineasta faz uma sinopse do filme “Nas primeiras eleições do novo município Vila dos Confins, na metade dos anos 1950, defrontam-se um velho coronel, Chico Belo, matreiro e violento; e um Deputado com idéias mais urbanas e progressistas: Paulo Santos. A disputa entre os dois revela as traições, as manobras, as compras de apoios e de votos, as pressões políticas e até militares. E as dificuldades culturais daquele povo do sertão brasileiro na metade dos anos 50, quando o Brasil ensaia a passagem de um país rural, dominado pelas oligarquias, para um país urbano, progressista, com a eleição de JK. Em meio à campanha, Paulo é atraído pela bela e provocante Maria da Penha, filha de seu maior apoiador, o fazendeiro Sebastião e que tendo se separado do marido, acabara de voltar também da Capital, saudosa daquela vida urbana. Dividido, Paulo tenta se livrar da tentação que ela representa, temeroso de que uma aventura amorosa destruísse sua campanha e sua carreira” revela. 

 

Filme terá muito de cinema e de animação 

 

Ainda de acordo com Andrade o filme Vila dos Confins trará uma nova experiência para o cinema nacional ao mesclar cenas reais e animação em um mesmo filme. “A trama gira em torno da campanha eleitoral para a prefeitura de Vila dos Confins.  Entre os "causos" contados pelo personagem Xixi Piriá e as cenas de caçada no cerrado, surge uma ardente paixão entre uma linda jovem, Maria da Penha e um político de meia idade”. Terá muito de cinema e de animação, as cenas da sucuri engolindo um boi inteiro serão feitas em animação e farão parte dos diversos momentos de emoção e suspense do filme. Vila dos Confins retrata uma das obras mais importantes da literatura brasileira, do escritor mineiro Mário Palmério. O filme é importante não só para Minas, mas para o país, porque resgata a política, a cultura e a história dos anos 50 no interior do Brasil, época em que as articulações fervilhavam nos sertões, e onde os coronéis ainda ditavam as leis”, diz. O início das filmagens está previsto ainda  para 2011. 

 De acordo com a Agência Minas, “Desemboque é um lugarejo histórico que guarda ainda a memória da metade do século XX, situado praticamente na mesma região geográfica descrita no livro e que foi o berço da saga da conquista do cerrado brasileiro. Ali será o terreno do Coronel Chico Belo, representado por um dos maiores atores brasileiro, nascido exatamente no Desemboque: Lima Duarte. Nesta proposta, o cineasta João Batista de Andrade terá ainda Letícia Sabatella - para o papel de Maria da Penha. Os dois, Lima e Letícia – entusiastas deste projeto - já aceitaram o convite”.

 

(Fontes: joaobatistadeandrade.blogspot.com e Agência Minas)