Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Embrapa é vítima de agrotóxico falso

Edição nº 1460 - 10 Abril 2015

Matéria publicada pelo site Canal Rural (www.canalrural.com.br), no dia 26 de março, destaca que mesmo seguindo todos os trâmites da Lei das Licitações, maior empresa de pesquisa agronômica brasileira foi enganada por falsificadores

Diz a matéria: “No mercado ilegal de agrotóxicos há um crime ainda mais grave que o contrabando: a falsificação. Um golpe que pegou até mesmo a maior empresa de pesquisa agronômica do Brasil: a Embrapa. 

‘‘- Descobrimos que a ousadia das quadrilhas que comercializam e falsificam produtos agropecuários não tem limites. Produtos falsos são vendidos até mesmo em licitações públicas. Um esquema tão sofisticado que enganou até mesmo a Embrapa Soja, em Londrina’’, comentou ochefe adjunto de Administração Embrapa Londrina, Fábio Álvares de Oliveira.

 Conta Fábio que o processo de aquisição de um lote de inseticidas para a estação de pesquisa aconteceu dentro dos trâmites legais determinados pela Lei de Licitações. Das empresas que participaram, uma era fornecedora habitual e outra nova no processo. Até aí, nenhum motivo para desconfiança. “O produto ficou armazenado no almoxarifado e durante o período de safra, ao ser utilizado pelas equipes técnicas, a gente começou a receber reclamação dos técnicos”.

No início os pesquisadores acharam que o problema estava nas pragas. O percevejo talvez estivesse mais resistente ao inseticida. Mas quando as aplicações não fizeram nenhum efeito na lavoura experimental, desconfiaram que o produto era falso, o que foi comprovado por análise em laboratório. “São modificações muito sutis feitas no rótulo da embalagem, um leigo não conseguiria identificar a menos que tivesse dois produtos, o verdadeiro ou o falsificado para identificar”,  aponta Oliveira.

O caso mostra um cenário assustador: as falsificações estão cada vez mais bem-feitas. Prejuízo financeiro e científico para o principal e mais respeitado órgão de pesquisa sobre a soja no Brasil. A Embrapa renegociou com as duas empresas e ambas substituíram os produtos falsos.